1ª e 2ª Guerra Mundial
Segundo os mais recentes estudos e análises históricas, os historiadores tendem a afirmar que as causas da Primeira Guerra Mundial são extremamente complexas, tendo sido debatidas desde 1914, quando do início da mesma. A causa imediata apontada é o assassinato em Sarajevo do Arquiduque Austro-Húngaro Francisco Ferdinando pelo sérvio nacionalista Gavrillo Princip. Contudo, a questão não se resume somente a este fato, tendo diversos eventos ao longo da história com significativa contribuição para o início do conflito. As razões para a eclosão da I Guerra Mundial são uma questão complexa uma vez que decorrem de uma multiplicidade de fatores tais como:
Imperialismo
Disputas prévias não resolvidas
Um complexo sistema de alianças
Governos não-unificados
Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas
Corrida armamentista
Planejamento militar rígido
Movimentos Ultra-nacionalistas, como o Irredentismo.
2ª Guerra Mundial - A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico ocorrido no Século XX, envolvendo as forças armadas de mais de setenta países, opondo os Aliados às Potências do Eixo.
A guerra começou em 1 de setembro de 1939 [1] com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, prolongando-se até 2 de setembro de 1945. As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Alemanha, Itália e Japão.[2][3] As que lutaram