Medidas socioeducativas
O objetivo da instituição FEBEM é o atendimento e conservação das crianças e jovens em situação de abandono e na infração. Costuma-se dizer que “na prática, a teoria é outra”, porém essa não se aplica ao caso. Isso por que na prática é exatamente o que se faz, porém resulta da articulação de diversos grupos e segmentos da instituição.
Exemplo disso é o resultado da análise, na qual a maioria dos funcionários se mostrou forte e capaz de dominar um menor, mas dizem se sentir acuados conduzindo um menor que cometeu grave delito num carro de polícia sem proteção e segurança. Da mesma forma que se sentem os internos por medo dos riscos de ataques dos outros presos e dos funcionários, mas que também sentem o domínio para conseguir relatórios de liberação por parte dos técnicos e monitores.
Portanto, a relação que existe na casa de reeducação e contenção é a de transgressão, violência e infração. Na FEBEM, se eles não utilizam a violência para obter a organização da instituição, facilita o crescimento da violência