Classificação dos aços
Os Aços-carbono possuem na sua composição apenas quantidades limitadas dos elementos Carbono, Silício, Manganês, Cobre, Enxofre e Fósforo. Outros elementos existem apenas em quantidades residuais. A quantidade de Carbono presente no Aço define a sua classificação:
· Os baixo carbono possuem no máximo 0,30% de Carbono ;
· Os médios carbono possuem de 0,30 a 0,60% ;
· Os alto carbono possuem de 0,60 a 1,00%.
Classificação
Existem diversos critérios para classificar os aços, seja de acordo com a sua composição química e teor de carbono, ou estrutura metalúrgica, grau de resistência e aplicação. A norma ABNT NBR 6215 - Terminologia de Produtos Siderúrgicos apresenta uma série de definições de tipos de aço, da mesma forma que a norma ASTM A 941 - Terminology Relating to Steel, Stainless Steel, Related Alloys and Ferroalloys.
Para entender as classificações mais conhecidas, devem-se conhecer as definições de alguns termos constantes na NBR 6215.
Ferro gusa - Liga ferrosa obtida por fusão redutora de minérios de ferro e/ou seus aglomerados, com teor de carbono em torno de 4% e outros elementos residuais (Manganês, silício, fósforo e enxofre).
Ferro fundido - Liga ferrosa, não passível de deformação plástica sensível, que apresenta como elementos fundamentais o ferro, o carbono em teores geralmente acima de 2%, e silício.
Ferro comercialmente puro - Liga binária ferro-carbono, contendo apenas traços de carbono.
Aço - Liga ferrosa passível de deformação plástica que apresenta teor de carbono entre 0,008% e 2% na sua forma combinada e/ou dissolvida e que pode conter elementos de liga adicionados ou elementos residuais (manganês, silício, fósforo e enxofre).
A figura 3.1 mostra um esquema de classificação de aços de acordo com o constante em uma publicação recente da ASM.
Classificação dos aços pela composição química
Aço carbono - Aço que não contém elementos de liga além dos teores residuais admissíveis e no qual os teores de manganês e silício