Curva bomba
Laboratório de Fluidos – EMA098 D4
Introdução:
Os compressores de fluxo centrífugo se caracterizam porque o escoamento entra no rotor paralelo ao eixo e sai dele perpendicular ao mesmo. Eles são utilizados nos sistemas de turbocompressão em motores alternativos (de combustão interna a pistão). Embora, são também utilizados em certo tipo de turbinas a gás, particularmente aquelas de menor potência.Os compressores centrífugos são mais adequados quando se precisa trabalhar numa faixa mais ampla de fluxo mássico (variável), sem mudar a rotação. Este tipo de compressor é mais adequado para baixas pressões, razões de pressão de 4:1 são as mais comuns neles. Novos desenvolvimentos na forma das pás e a utilização de ligas de titânio permitiram chegar até razões de pressão de 8:1 em compressores centrífugos de um único estágio.
Um compressor centrífugo consta de quatro partes: entrada, rotor, estator ou difusor e coletor (em alguns casos o coletor pode não existir). A entrada pode (ou não) possuir palhetas fixas que direcionem o escoamento. O rotor possui palhetas com formato característico. O estator tem por missão frear o escoamento e transformando a energia cinética em energia de estagnação. O coletor atua como um acumulador de ar pressurizado (absorve flutuações de pressão).
(Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAO4UAF/bombas-compressores) Figura 1: esquema de um compressor centrífugo.
(Fonte: http://www.omegaclube.com.br/multimidia/materias/bestcars_consultoriodepreparacao.htm) Esta prática consiste no estudo de um compressor visando encontrar o gráfico de perda de carga por vazão (HxQ).
Metodologia: Um compressor conectado a um tubo de 75,0 mm de diâmetro interno, com uma placa de orifício com diâmetro de 47,03 mm, foi utilizado como montagem básica da prática. Através do fechamento de uma válvula, foram estipuladas cinco condições de funcionamento