Curva característica de uma bomba
Eduardo Dal Bello Alberti ͣ; Gilmar Armando Borsoi Sartori ͣ; Guilherme Vinicius
Smaniotto Bernardi ͣ; Luan Carlos Roso Petroli ͣ; Rodigo Gaio ͣ.
ͣDepartamento de Engenharia Mecânica, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Av. Senador
Attílio Fontana, 591-E Bairro Efapi – Chapecó, SC – Brasil.
RESUMO
Neste trabalho será apresentado como é encontrada e analisada a curva característica de uma bomba centrífuga específica. Foram analisados parâmetros que podem influenciar no funcionamento e no tempo de vida da bomba. A bomba com potência nominal de 1/3 de CV, com rotação nominal 3380 e diâmetro do rotor de 120 mm. A água a temperatura ambiente foi usada como fluido de trabalho. O controle de vazão e de pressão de entrada e saída da bomba, foi feito com dispositivos instalados no sistema experimental. Foi percebido alteração no funcionamento da bomba em um ponto especifico da quantidade de vazão com válvula metade aberta, o que se caracterizou como ponto de cavitação da bomba.
Palavras Chave: Bomba centrífuga, curva característica, experimento laboratorial.
1. Introdução
da bomba. Também influencia no ponto de operação e cavitação da bomba.
A bomba é um elemento ligado a um motor, que através da rotação do rotor desse motor, consegue pressurizar um fluido e envia-lo a alturas ou a distâncias sem necessitar da gravidade e/ou contra ela. Com isso, são supridas as necessidades de transportar fluidos a curta e a longa distância contra a força da gravidade.
A cavitação em uma bomba ocorre quando a pressão de entrada na bomba desce bruscamente, assim, despressurizando a bomba e consequentemente vaporizando a água.
Essa vaporização torna a água agressiva as paredes e pás da bomba, gerando desgastes acima do normal, diminuindo então o tempo de vida da bomba.
Essas máquinas, transformam energia elétrica em mecânica(motor) na maioria das vezes, e transferem essa energia para o fluido de trabalho.
O estudo do