Levantamento da curva característica da bomba
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Por
PRÁTICA 4:
LEVANTAMENTO DA CURVA CARACTERÍSCICA DA BOMBA
Macaé – RJ
Abril/2014
FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA
FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA
CURSO DE ENGENHARIA QUIÍMICA
Por
PRÁTICA 4:
LEVANTAMENTO DA CURVA CARACTERÍSCICA DA BOMBA
Trabalho apresentado em cumprimento as exigências da disciplina Laboratório de Engenharia Química I ministrada pelo(a) professor(a) Jefferson Rosa no curso de graduação em Engenharia de Química na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.
Macaé – RJ
Abril/2014
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 4
2.MATERIAL 5
3.DESCRIÇÃO 5
4.DESENVOLVIMENTO 5
7.RESULTADOS EXPERIMENTAIS 11
1. INTRODUÇÃO
Os principais requisitos para que uma bomba centrífuga tenha um desempenho satisfatório, sem apresentar nenhum problema, são: Instalação correta, Operação com os devidos cuidados e manutenção adequada.
Mesmo tomando todos os cuidados com a operação e manutenção, os operadores frequentemente enfrentam problemas de falhas no sistema de bombeamento. Uma das condições mais comuns que obrigam a substituição de uma bomba no processo, é a inabilidade para produzir a vazão ou a carga desejada.
Existem muitas outras condições nas quais uma bomba, apesar de não sofrer nenhuma perda de fluxo, ou carga, é considerada defeituosa e deve ser retirada de operação o mais cedo possível. As causas mais comuns, são: Problemas de vedação (vazamentos, perda de jato, refrigeração deficiente, etc.) Problemas relacionados a partes da bomba ou do motor: Perda de lubrificação, refrigeração, contaminação por óleo, ruído anormal e etc. Vazamentos na carcaça da bomba níveis de ruído e vibração muito altos, são problemas relacionados ao mecanismo motriz (turbina ou motor).
Qualquer operador que deseje proteger suas bombas de falhas freqüentes, além de um bom