Relat Rio Pr Tica 1
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENARIA CIVIL
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA I (2569)
PRÁTICA 1: MEDIDAS DE PRESSÃO
Alunos:
Guilherme Hasegawa Kogler (RA 84937)
Lucas Nolasco Cardoso (RA 83191)
Renan Botter Lopes (RA 85659)
Prof: Larissa
Maringá, 6 de Abril de 2015
ASSUNTO Medidas de pressão.
OBJETIVO
Determinar as medidas de alta e baixa pressão em água, utilizando a leitura direta (régua ou limnímetro) o piezômetro (tubo vertical) e o manômetro (tubo em forma de U) bem como compará-los.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A pressão foi determinada de diferentes maneiras no decorrer da prática, as medidas de baixa pressão foram obtidas através de Limnímetro, Piezômetro e Manômetro. Já a medida de alta pressão foi obtida apenas através do Manômetro (tubo).
O Limnímetro é um instrumento que mede as variações do nível de superfície da água, assim é possível medir a altura da coluna de água - a qual vai do fundo da canaleta a superfície. Sendo h a altura da coluna de água e γa o peso específico da água, a pressão Pa é dada pela fórmula :
Pa = γa . h
O piezômetro é um instrumento simples de medida de pressão é um tubo ligado do ponto B no fundo da canaleta até uma abertura submetida a pressão atmosférica. A leitura da altura é representada por Y2 , contudo deve ser descontado um pequeno valor de diferença do começo da altura fluido até a altura do fundo da canaleta, essa diferença é representada por Y1. A pressão Pb é dada pela fórmula :
Pb = γa (Y2-Y1)
O mais conhecido e utilizado dos instrumentos para a medição de pressão é o manômetro, o qual é um tubo em formato de U, cheio de mercúrio, onde é possível medir a pressão da água através da variação da altura da coluna de mercúrio. A diferença de altura entre o fundo da canaleta e o início do manômetro é representada por Y1 . A diferença de altura das colunas de mercúrio é representada por dh . E γm e γa são os pesos específicos de mercúrio e água