Classificação do aço
Ferro
O ferro é encontrado na natureza geralmente combinado com outros elementos, na forma de óxido de ferro, que formam um minério. Os principais minérios de ferro são a Hematita e a Magnetita. Para se tirar o ferro destes minérios, é necessário lavá-los para tirar as impurezas, depois disso ele é vendido para siderúrgicas, que leva esses minérios para o alto forno onde ocorre o aquecimento de carvão, calcário e do minério, a mais de 1500°C. Com o alto forno já a esta temperatura, é injetado grande quantidade de oxigênio para que com o carvão, forme CO² e assim libere do forno, uma grande quantidade de Carbono e Oxigênio.
O ferro, ao se derreter, deposita-se no fundo do alto forno. Este ferro é chamado de Ferro Gusa, e a porcentagem de carbono existente nele varia de 3 a 5%. Retirando certas quantidades de carbono desse ferro, podemos obter o Aço, e é exatamente aí que queremos chegar!
Aço Carbono - a composição da liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica.
O Aço é um dos materiais mais usados no planeta, seja para criar peças, ou para fazer máquinas, enfim, o aço é muito usado em indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e até mesmo dentro de nossas casas (usamos facas, colheres, ferro de passar...).
O Aço, basicamente é formado por Ferro e Carbono, e sua denominação depende da quantidade de carbono inserida nessa peça metálica. Obtemos o aço apenas abaixando a quantidade de carbono existente nele, que pode variar de 0,05 a 1,70%.
O ferro gusa, primeira etapa de fabricação do aço, é o mesmo para todos os produtos. Na fase seguinte, quando os elementos de liga são adicionados ou suprimidos no ferro gusa, é que são determinadas as grandes famílias de aço, dos mais rígidos aos mais estampáveis. O Carbono é o principal elemento endurecedor em relação ao ferro. Outros elementos, como o estanho, o silício e o fósforo, participam igualmente do ajuste do nível de resistência do aço. A quantidade de Carbono define