medidas pêndulo
2013
O Pêndulo e a Observação de Galileu Galilei
Objetivo:
Um pêndulo é largado de uma determinada altura, medindo-se o tempo em segundos da duração de 20 períodos. A medição é feita com um cronômetro diversas vezes e os valores encontrados são divididos em grupos. Os valores também são representados em histogramas para possibilitar a análise da exatidão e precisão das medidas.
Ao final do deste processo é possível encontrar os erros relacionados as medidas diretas do tempo.
Introdução teórica: Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, um objeto metálico de massa M.
E as medição com pêndulos tiveram início no final do século XVI, quando o físico e astrônomo italiano Galileu Galilei, supostamente observando o lustre da catedral de Pisa, concluiu que o período do pêndulo parece independer da amplitude. Percebeu assim que o pêndulo poderia ser um instrumento importante para medir o tempo.
Descrição:
A medição feita individualmente utilizando:
1- Um pêndulo simples composto por uma linha de 20 cm e peça metálica de 20g.
2- Um cronômetro.
Os valores obtidos foram registrados em uma tabela e divididos em 8 grupos, cada um com 10 valores.
Conclusão:
Os dados do experimento chegaram a resultados bem próximos do real. Na construção dos histogramas foi possível observar um erro, pois a maioria das distribuições estavam exatas, mas não muito precisas.
Referências bibliográficas: http://www.mat.ufmg.br/~espec/monografiasPdf/Monografia_AtacilioAlves.pdf http://www.infopedia.pt/$pendulo;jsessionid=7soNhnXFWKVqdYoxvTHkFg__