Artigo sobre a medida de oscilação de um pêndulo simples
Física Experimental
Matemática – 1º Semestre 2009
MEDIDA DO PERÍODO DE OSCILAÇÃO DE UM PÊNDULO SIMPLES
Domingues, A.; Forlin Alves, V.; Martinez, M.G.; Melo, G.;
Alencar Andrade, W.M.; Remédios, R.B.; Avela, R.N.;
Líbano, T.A.; Rocha, J.B.; Paes, C.A.; Bastos; A.
RESUMO
Este trabalho tem a finalidade de descrever o pêndulo simples, construído com materiais comuns, bem como a experiência realizada em laboratório com a coleta de dados e uma breve análise das informações obtidas.
Palavras-chave: Pêndulo simples, período, oscilação.
INTRODUÇÃO
O pêndulo simples é definido como uma partícula suspensa por um fio inextensível com peso insignificante. Na prática, consiste de uma esfera de massa M suspensa por um fio cuja massa é desprezível em relação à da esfera e cujo comprimento L é muito maior que o raio da esfera. Se a partícula é deslocada da posição Ө0 (ângulo que faz o fio com a vertical) e logo é solta, o pêndulo começa a oscilar. O movimento é periódico e oscilatório, sendo assim, podemos determinar o período deste movimento. Este simples mecanismo e sua movimentação rítmica foram a base mais confiável para a medição de tempo até ser substituído nas últimas décadas por oscilações atômicas ou eletrônicas.
OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é medir a duração do movimento de um pêndulo simples e determinar o período e frequência dos ciclos deste mecanismo.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Material
Para a realização do experimento foram utilizados materiais simples: • Transferidor: para medir o ângulo desejado; • Cronômetro: para medir os tempos; • Barbante: para prender a massa e proporcionar o movimento; • Chumbada: para desenvolver o movimento do barbante; • Trena: para a medição do barbante.
Este material já se encontrava montado no laboratório para executar experiência.
Metodologia
Antes de iniciar o