Modelo de Relatório de fisica
(Adaptado da apostila de Física A da UFS, elaborada pelos professores ANA FIGUEIREDO MAIA,
MÁRIO ERNESTO GIROLDO VALÉRIO e ZÉLIA SOARES MACEDO)
As disciplinas de laboratório consistem em diversos experimentos com os quais se espera poder desenvolver no aluno o comportamento crítico diante dos fenômenos físicos. Os trabalhos de laboratório têm a finalidade de ilustrar os assuntos abordados no curso teórico e também de ensinar os rudimentos da técnica de observação dos fenômenos físicos, ou seja, como efetuar medidas, analisá-las e como apresentar os resultados obtidos.
É importante também que o aluno venha para a aula já sabendo qual é a experiência que irá realizar e quais os seus fundamentos teóricos. Isso é efetivado com a confecção do pré-relatório. O aluno deve aprender a prestar atenção no equipamento experimental disponível, procurando entender como este funciona, quais suas limitações, suas imperfeições e como isso tudo influi no modelo físico que se quer testar.
As características fundamentais de um relatório são a objetividade e a clareza. Ele deve ser escrito de forma que outra pessoa, apoiando-se nele, possa repetir o experimento sem necessitar do roteiro ou de que o autor do texto esteja presente para decifrá-lo. O relatório deve respeitar sempre certos aspectos e normas indispensáveis para que o leitor possa entender imediatamente os pontos essenciais do trabalho feito na sala de aula. Sem ser prolixo, ele deve conter o maior número possível de informações sobre o que foi feito, como foi feito e quais os resultados alcançados.
O relatório é um texto contínuo, organizado e dividido em tópicos, e não uma sequência de respostas ás perguntas do roteiro. Deve, porém, conter todas as informações pedidas no roteiro.
Sugestão de organização para o relatório:
1.
Identificação: Deve conter a indicação clara do título do trabalho, os nomes dos componentes do grupo, a