Pêndulo simples
Resumo: Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível fixado num certo ponto, tendo na extremidade inferior, uma esfera de massa concentrada. Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso, apresentando um movimento periódico. As forças que atuam sobre a esfera de massa são a força peso e a força de tração.
Palavra-chave: pêndulo simples, oscilações.
¹Engenharia Elétrica Telemática – Una Tecnológica/UNISUL – Palhoça – SC
Introdução
Um corpo se movimenta de forma oscilatória quando executa movimentos (ida e volta) em torno de certa posição que esteja em equilíbrio.O movimento oscilatório é também conhecido como movimento periódico, isso porque ele depende de um período, que é o tempo necessário para se completar uma oscilação.
O exemplo mais simples de movimento oscilatório que existe é o movimento do pêndulo simples.
Em mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio.
Utilizando equipamentos adequados, foi feito experiências com um pendulo simples, e neste artigo será apresentado as leis deste e cálculos eficazes na determinação dos valores da aceleração da gravidade do corpo utilizado no experimento.
Material utilizado
Um pêndulo
Um cronômetro
Uma trena
Um transferidor
Duas esferas de 16,8g e 55,47g
Objetivos
Este trabalho consiste de uma experiência com pendulo simples para que se possam identificar as variáveis que influenciam no período de oscilações e o cálculo da aceleração da gravidade. Faz parte do movimento a compreensão física das expressões envolvidas assim como os cálculos das incertezas que ocorreram nas medições.
Atividades desenvolvidas
Para iniciar o experimento foram selecionadas duas esferas para ser aplicada a