Aposti
RESUMO 5
OBJETIVO 6
INTRODUÇÃO 7
Elongação e Amplitude 9
Relações Matemáticas 10
Definição de MHS 12
Pequenas Amplitudes 16
Ressonância 18
RESUMO DE FORMULAS 21
MÉTODO 23
QUESTÕES 26
PESQUISA 28
CONCLUSÕES 31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 32
RESUMO
O presente relatório refere-se a um estudo experimental realizado no laboratório de física experimental da Faculdade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas, sob a orientação do professor Vinicius Santos Andrade. O experimento refere-se ao estudo de movimento periódico, onde esse movimento foi estudado através de um experimento feito com pêndulo simples.
OBJETIVO
O objetivo é através do estudo de movimento periódico obter a aceleração gravitacional, e consecutivamente é construído dois gráficos, o primeiro é de x τ e o segundo de x τ2. INTRODUÇÃO
Oscilar significa mover-se de um lado para outro, movimentar-se alternadamente em sentidos opostos, mover-se, tornando a passar (ao menos aproximadamente) pelas mesmas posições. Assim, uma partícula que se movimenta para frente e para trás ao redor de um ponto dado está em um movimento oscilatório. Periódico significa que se repete com intervalos regulares.
Assim, uma partícula que se movimenta de modo que, em intervalos de tempos iguais, o movimento se repete identicamente, está em um movimento periódico.
Uma partícula que se movimenta para frente e para trás, ao redor de um ponto fixo, e para a qual o movimento se repete identicamente em intervalos de tempo iguais, está em um movimento periódico oscilatório. O movimento de um pêndulo é periódico oscilatório. Um corpo unido a uma mola esticada oscila num movimento periódico oscilatório quando abandonado. Os átomos de um corpo sólido ou de uma molécula vibram uns em relação aos outros num movimento periódico oscilatório. Os elétrons numa antena emissora ou receptora oscilam num movimento periódico oscilatório.
Compreender o movimento