Química orgânica
Curso: Química Industrial
Tema: “A relação entre Química Orgânica e o Meio Ambiente”
Belém – PA
Introdução
A química orgânica tem como base o estudo dos compostos carbônicos e por estes serem encontrados facilmente nos seres vivos, a mesma também é conhecida como “Química da Vida”. Além disso, a mesma também se apresenta no meio ambiente, em sua forma natural e primitiva. Porém, de acordo com as novas necessidades humanas acompanhadas ao crescente avanço tecnológico, este ramo da química vem sendo constantemente se expandindo: o homem criou diversos mecanismos para aprimorar os já existentes compostos orgânicos e transformá-los, ou modificá-los, atendendo também ao exigente mercado mundial.
Todos os processos químicos voltados para as sínteses artificiais se estenderam de tal forma que surgiu uma variedade imensa de novos compostos, que por sua vez, tornaram-se comuns em nosso cotidiano e nos tornaram dependentes de seus benefícios, como exemplo, podemos citar os plásticos que são feitos de polímeros (extensas cadeias carbônicas).
No meio ambiente, encontramos a orgânica, dentre outras vertentes, nos combustíveis como petróleo. Ultimamente, com o tema “sustentabilidade” em foco, a vertente que diz respeito à “Química Verde” vem trazendo para este ramo alternativas que minimizam o dano causado à natureza em virtude do uso abusivo dos compostos naturais. Como exemplo disso, temos o biogás, o carvão vegetal e o biodiesel.
Com base neste trabalho, será abordado a seguir a temática da Química Orgânica e o Meio Ambiente tomado como referência os combustíveis e suas características.
* Biodiesel
O biodiesel é um biocombustível obtido através da transesterificação de triglicerídeos. A principal matéria-prima utilizada na fabricação do biodiesel são óleos de origem vegetal. O biodiesel representa uma diminuição na poluição de duas formas: durante sua reação de combustão a quantidade de dióxido de carbono