Embriologia
Estas células do SNC vão fazer com que aumente uma secreção chamada fator liberador dos hormônios gonadotrópicos (subst. Gonadotrófica), vai atuar na adenohipófise (glândula localizada no cérebro, região anterior da hipófise) – que será secretado 2 hormônios:
FSH (Hormônio Folículo Estimulante)
LH (Hormônio Luteinizante)
Ação FSH e LH nos testículos e nos ovários.
FSH e LH nos Testículos
FSH vai atuar em um grupo celular (Espermatogônicas ou espermatogêneas), vai estimular a espermatogênese (produção de espermatozóide).
No esperma existe grande presença de amônia que tem grande seletividade, na qual elimina os espermatozóides deifeituosos.
Epididimo – é uma estrutura onde ocorre a produção de espermatozóide (dentro dos testículos).
LH – atua no grup. celular que são células leyding estimulando a produção testosterona (hormônio masculino).
FSH e LH nos Ovários
FSH – estimula um grupamento celular chamado células foliculares. Estas células recobrem o oócitos para promover a fase de maturação e produzir estrogênio (hormônio feminino).
Oócitos – antes do óvulos chegarem a fase madura.
LH – Tbém atua no oócito estimulando ainda mais. Com o aumento da produção de estrogênio e faz com que os as células venham a romper (os oócitos passam a ser óvulos) e os óvulos são capturados pelas TROMPAS DE FALÓPIO (tubas uterinas).
Células foliculares se rompem no ovário e a maior parte fica no ovário classificadas como CORPO LÚTEO (tem o papel de produzir progesterona) ou CÉLULA DE GRAFF.
A partir daqui pode ocorrer 2 momentos:
Fecundação – momento em que o espermatozóide adentra ao óvulo. A célula passa a ser chamada de ZIGOTO, passa por uma série de divisões até chegar a 32 células (BLASTÓCITOS ou BLASTOCISTOS), que são recoberta por células TROFOBLASTICAS, passa a produzir hormônio GONADOTROFINA CORIÔNICA que:
- impede a involução do corpo lúteo. Preserva/mantém
-