Pendulo Simples
RESUMO
O experimento baseia – se no procedimento do pêndulo simples onde é largado de uma determinada altura, em um ângulo máximo de 15° graus , medindo-se seu período de oscilação e o comprimento L do fio obtendo T e a sua respectiva incerteza. Este procedimento é repetido para diferentes alturas. Os dados assim obtidos são processados de modo a verificar os erros médios absoluto, relativo e percentual da medida do período, determinando – se o valor da aceleração da gravidade. Reparou-se que se o peso se mantém constante, a tensão varia consoante a posição do pêndulo. Entretanto esse experimento tem como objetivo estudar até quanto o comprimento do pêndulo afeta o seu período de oscilação. Através dos dados obtidos, desta forma, através de métodos gráficos, T2 x L e T x L podemos estudar de quais grandezas interferem no período de um pêndulo simples. Assim, sendo determinada a grandeza dependente, deve-se através da análise, determinar o valor da constante K que, portanto, condizente com o valor verdadeiro estimado.
INTRODUÇÃO Os pêndulos fazem parte de uma classe de osciladores harmônicos simples nos quais a força restauradora está associada à gravidade, ao invés das propriedades elásticas de um fio torcido ou de uma mola comprimida. O pêndulo simples é composto de um corpo suspenso através de um fio de massa desprezível, e ele é posto a oscilar em torno de sua posição de equilíbrio. O movimento corpo descreve um arco de circunferência.
Figura1: Pêndulo Simples
A Figura 1 mostra o Pêndulo simples e as forças que atuam sobre a esfera de massa m, onde L
A componente do peso, tangencial ao deslocamento é a força de restauração desse movimento, porque age no corpo de modo a trazê-lo de volta à sua posição central de equilíbrio. A componente do peso, perpendicular ao deslocamento é equilibrada pela tração exercida pelo