Medidas de Tempo e Pêndulo simples
Medidas de Tempo e Pêndulo simples 1.
2.
3.
4.
5.
6.
Objetivos
Introdução
O pêndulo simples
Medida do período de oscilação de um pêndulo
Arranjo e procedimento experimental
Análise de dados
1. Objetivos
O objetivo desta experiência consiste em se realizar medidas de tempo e adquirir noções sobre ordem de grandeza nessas medidas.
Atingiremos esse objetivo estudando o período de oscilação de um pêndulo simples. Esse sistema é de extremo interesse na física, pois permite um tratamento teórico preciso, além de permitir a discussão de vários conceitos da física experimental, como noções de estatística, erros aleatórios ou estatísticos, média e desvio padrão e histogramas.
2. Introdução
(Texto baseado na apostila de “Introdução às Medidas em Física” de 2004)
A preocupação com a medida do tempo permeia toda a história da humanidade. Motivações das mais diversas contribuíram para isso, evoluindo desde a simples ordenação de eventos acontecidos, passando pela previsão de épocas de plantio e colheita na agricultura, duração de jornadas, observações astronômicas, etc., chegando aos nossos dias, quando a medida do tempo regula o cotidiano de grande parte da humanidade.
Historicamente, o desenvolvimento de medidores de tempo
(relógios) acompanha a evolução da necessidade de se medir o tempo, adequando-se a cada estágio desse processo evolutivo. Dos relógios de Sol até o hoje popular relógio de quartzo, se pensarmos unicamente em
instrumentos do cotidiano, muitos caminhos foram trilhados. Por trás de cada instrumento está a necessidade da época. Se para algumas civilizações da Antiguidade bastava distinguir a manhã da tarde, diversas aplicações atuais necessitam de determinações de frações muito pequenas de segundo.
Ao mesmo tempo, a delimitação de intervalos de tempo através da observação de eventos por algum dos órgãos dos sentidos também está afetada pela própria capacidade do corpo humano