Trabalhoos
PÊNDULO SIMPLES
PROF: DÉCIO ALVES DA SILVA
NOME DO ALUNO: SIDNÉA FERNANDES DE SOUZA. MATRÍCULA: 201102317748 TURMA:3040 NITERÓI,04 DE DEZEMBRO DE 2012.
A LEI DO ISOCRONISMO PARA PEQUENAS OSCILAÇÕES DO PÊNDULO SIMPLES 1º ) Desloque o pêndulo simples 10 cm da sua posição de equilíbrio (amplitude) e o abandone.
a)Descreva o observado em relação ao movimento executado pelo pêndulo.
Resp: O movimento executado pelo pêndulo a partir de uma posição qualquer até tornar a ocupar essa mesma posição chama-se oscilação completa. O intervalo de tempo gasto para executar uma oscilação completa é chamado de período. O arco que corresponde ao máximo deslocamento do pêndulo em relação à posição de equilíbrio denomina-se amplitude. Quando o arco S é muito pequeno comparado com o comprimento, dizemos que o pêndulo descreve pequenas oscilações. Isto significa que o arco é aproximadamente igual ao segmento de reta .
b)Determine o intervalo de tempo que o pêndulo leva para executar uma oscilação completa
Resp: 1,281 c) Refaça por três vezes a atividade anterior, anotando para cada caso, o tempo que o pêndulo levou para executar uma oscilação completa. Resp: 1°)01,024 2°)01,216 3°)01,152 d) O tempo encontrado para cada oscilação completa foi o mesmo? Justifique a sua resposta.
Resp: OBS.: O intervalo de tempo entre o instante que uma pessoa vê o fenômeno que reage ao mesmo é de aproximadamente 0,2 seg. Este intervalo de tempo é conhecido como: tempo de reação de um observador. 2º ) Determine o intervalo de tempo que o pêndulo leva para executar 10 oscilações completas. Resp: 16,059 a) Com o intervalo de tempo obtido, calcule o tempo médio que o pêndulo levou para execu tar uma oscilação