Relatório Pêndulo Simples
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. Ou pode ser denominado como um corpo rígido que é posto a oscilar em torno de um eixo horizontal e sob a ação de seu próprio peso.
A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mais o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples. E é sobre ele que discorreremos ao longo do referido relatório. A seguir é apresentada a teoria correlata ao experimento do pêndulo simples e o resultado do experimento encontra-se no quadro 1.
REFERENCIAL TEÓRICO
Qualquer movimento que se repete em intervalos de tempo iguais constitui um movimento periódico. Se a partícula em movimento periódico se move para diante e para trás na mesma trajetória, seu movimento é chamado oscilatório ou vibratório. A forma mais simples de oscilação, o movimento harmônico simples (MHS), é o movimento que ocorre quando numa trajetória retilínea, uma partícula oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio sob a ação de uma força restauradora, sempre orientada para a posição de equilíbrio e de intensidade proporcional à distância da partícula à posição de equilíbrio. Exemplos comuns deste tipo de movimento são o de um corpo preso a uma mola ou o de um pêndulo simples (quando os deslocamentos em relação ao ponto de equilíbrio são pequenos).
OBJETIVOS
Os objetivos deste experimento são obter o tempo de oscilações, período médio e frequência do pêndulo alterando seu comprimento. Reforçar o conhecimento conceitual sobre pêndulo, representar graficamente dados experimentais através de um quadro e fazer a comparação com os dados obtidos no experimento.