empreendedores de sucesso
Este trabalho sobre empreendedorismo, visa estudar os empreendedores de sucesso, verificando o que os diferencia dos empresários comuns, reforçando os valores de vida em que se apoiaram, possibilitando a escolha de uma personalidade específica. No nosso caso, estudaremos o saudoso Steve Jobs, que teve uma história de vida singular e digna de um grande documentário.
2 INTRODUÇÃO
Steve Jobs
Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em São Francisco na Califórnia, filho de estudantes universitários (o pai biológico era Sírio e a mãe, americana), que o deram para adoção. Ele foi criado por Paul e Clara Jobs na cidade de Mountain View, e estudou na Cupertino Junior High School e na Homestead High School.
Durante os tempos de colegial, Jobs passou a frequentar palestras oferecidas pela Hewlett-Packard, não demorando muito tempo para que passasse a figurar entre seus funcionários. Em 1972, após cursar somente um semestre da Universidade de Reed e desistir da carreira universitária, continuou a frequentar algumas das matérias oferecidas pelo local, como o curso de caligrafia – algo que se refletiu anos mais tarde nas fontes utilizadas pelos computadores Mac.
2.1 O INÍCIO DA CARREIRA
Após trabalhar algum tempo para a Atari, em 1974, Jobs viajou para a Índia junto a seu amigo Daniel Kottke em busca de iluminação espiritual. Voltou de lá um budista convertido, algo que influenciou muito na filosofia que empregaria na Apple, fundada em 1976 em parceira com Steve Wozniak, Ronald Wayne e “Mike” Markkula Jr. O primeiro computador com a marca Apple surgiu após um acordo feito entre Jobs e o dono da loja The Byte Shop, Paul Terrel. Pelos termos do acordo, ele e sua equipe tinham que construir 50 máquinas funcionais em um período máximo de 30 dias, a um preço de US$ 500 por unidade.
Para conseguir o valor necessário para o projeto, a equipe fez um pedido à fabricante de componentes Cramer