Medidas de Tend ncia Central
As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central” se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores. As medidas de tendência centrais mais comuns são média aritmética, a mediana e moda.
Média
Média (aritmética) é a soma de todos os valores de um grupo de dados dividida pelo número de dados.
Exemplo: Peso (Kg) de 5 alunos: x1 = 66; x2 = 75; x3 = 82; x4 = 75; x5 = 92
A média aritmética dos valores desse conjunto é dada por: Média = x1+x2+x3+x4+x5/n
Moda
O termo “moda” foi utilizado pela primeira vez em 1895 por Karl Pearson (1857-1936), possivelmente em referência ao seu significado usual. Embora a palavra “moda” possa estar relacionada a desfiles e roupas em geral, em um sentido mais amplo, significa uma ação, uma atitude ou um pensamento que é mais praticado ou frequente.
Utilizando o exemplo anterior, existe algum valor de peso dos alunos repetido?A resposta é sim, existe um peso repetido. O valor do peso repetido foi 75 Kg, os demais foram citados apenas uma vez. Por isso, o peso de 75 Kg é a moda desse conjunto, o valor dominante ou valor típico nesse grupo. De acordo com o conceito podemos deduzir que a moda é sempre o valor mais frequente em um conjunto de dados.
A moda em um conjunto pode assumir quatro classificações. São elas:
Amodal, quando não existe moda.
Ex: Q = (1;2;4;5;8;9;3;7;6)
Unimodal, quando a moda é única.
Ex: Q = (3;8;6;4;5;3;7)
Bimodal, quando há duas modas.
Ex: Q = (2;3;5;2;7;5;1)
Multimodal, quando há mais de duas modas.
Ex: Q = (1;2;5;7;1;7;2;3;4;8)
A moda pode ser utilizada para representar tanto um conjunto de dados numéricos como um conjunto de dados nominais, ou seja, um conjunto formado apenas por nomes.
Mediana Mediana é uma medida de tendência central que tem a característica de dividir um conjunto ao meio. Isto é, a mediana