Medidas de Massa e Volume
Volumetria é um método de análise química quantitativa que se fundamenta na medição do volume de solução de um reagente necessário e suficiente para efetuar determinada reação.
Para medir volumes aproximados de líquidos, podemos utilizar um equipamento volumétrico não muito preciso embora prático, que é proveta ou cilindro graduado, enquanto que, para medidas precisas, utilizamos equipamentos, tais como balões volumétricos, buretas e pipetas.
Estes equipamentos são calibrados pelo fabricante a uma temperatura padrão de 20 °C, devendo-se utilizá-los de preferência nesta temperatura, para evitar desvios, em virtude de anomalias ocasionadas pelas alterações de temperatura.
Todas as generalizações e leis cientificas são baseadas na regularidade derivada de observações experimentais. Portanto é necessário para qualquer cientista levar em considerações as limitações e confiabilidade dos dados a partir dos quais são tiradas as conclusões.
Um erro de medida ocorre quando há uma diferença entre o valor real e o valor experimental. Vários fatores introduzem erros sistemáticos ou determinados (erros no sistema que podem ser detectados e eliminados). Por exemplo: equipamentos não calibrados, reagentes impuros e erros no procedimento. A medida é também afetada por erros indeterminados ou aleatórios (erros que estão além do controle do operador).
A exatidão é a concordância entre o valor médio e o real. Para calcular o erro em uma média deve-se saber o valor real. Isto raramente é possível, pois normalmente não se sabe o valor real. O melhor a fazer é projetar instrumentos de medida e realizar medidas de formar a tornar o desvio tão pequeno quanto possível. Uma medida altamente precisa pode ser inexata devido ao instrumento utilizado que pode não estar calibrado corretamente. A precisão depende mais do operador e a exatidão depende tanto do operador quanto do instrumento de medida.
A partir da equação a seguir, iremos determinar as medidas de massas e