medidas de massa e volume
Campus Limoeiro do Norte
Curso: Bacharelado em Nutrição S1
Disciplina: Bioquímica 1
Prof.(a) Renata Chastinet Braga
Relatório de Práticas Laboratoriais 1
Medidas de Massa e Volume
Aluno(a) Aucineide Lima Marinho
Julho de 2013
Limoeiro do Norte –CE
Introdução
A prática dessa aula visa iniciar os acadêmicos ao conhecimento das vidrarias, assim como sua forma correta de manuseio de acordo com suas medidas volumétricas, observando também as normas e regras de segurança no laboratório.
A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular).
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
Alguns erros são comuns acontecerem na experiência, os mais comuns são os de leitura errada do volume do líquido. Para evitar cometer esse tipo de erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior ao menisco.
Medidas de Massa
Para a avaliação das medidas de volume e massa de qualquer substância é necessário definir o que é volume e massa. Volume define-se pelo espaço que um corpo ocupa ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Massa define-se pela quantidade de matéria de um corpo. As vidrarias de laboratório mais utilizadas são: Béqueres, frascos, balões, pipetas, provetas e buretas, elas marcada com unidades de volume. O metro cúbico é a unidade