MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
PONTA GROSSA
31-08-2014
Introdução
Para realizar uma análise em laboratório devemos seguir alguns cuidados necessários para reduzir os erros nas análises. Entre estes cuidados existem dois que iremos citar neste relatório, são eles: medidas de massa e volume. Na aula prática em laboratório foram usados alguns instrumentos de precisão e outros não tão precisos, além dois analistas que realizaram as análises também terem o máximo de cuidado para que as mesmas sejam exatas e precisas. Existem também outros fatores que contribuem para que uma análise seja executada de maneira correta. Fatores como temperatura do reagente e do laboratório, e também pela linha de visão do analista na altura do menisco entre outros.
Deve-se sempre observar se as vidrarias estão sempre limpas e secas para que não interfiram nos resultados das análises.
Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão.
Ex: Bureta é mais exata do que o erlenmeyer, por isso deve-se levar este fator em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume. Para se medir líquidos foram empregados diferentes recipientes como provetas e béquers, considerados de baixa precisão, o balão, buretas e pipetas tidas como maior exatidão.
Objetivos
Realizar medidas de massa e volume, conhecer, manusear e determinar a precisão das vidrarias.
Procedimentos
Numerar três erlenmeyers limpos e secos, pesá-los e anotar a massa, transferir 20 ml de água destilada:
1- Para erlenmeyer n° 1 com uma bureta de 25 ml
2- Para erlenmeyer n° 2 com uma pipeta volumétrica de 20 ml
3- Para erlenmeyer n° 3 com uma pipeta graduada de 5 ml
4- Para o erlenmeyer n° 1 com uma proveta de 50 ml
5- Para erlenmeyer n° 2 com um béquer de 100 ml
Pesar e anotar, calcular o erro relativo para cada vidraria e