Medidas de massa e volume
ESCOLA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E MEDICINA VETERINÁRIA
CURSO DE AGRONOMIA
ANDRÉ HENRIQUE DE ASSIS
BRUNA KAPPES
CLAUDEMIR FRANCISCO WENZEL
GABRIEL SIMICH ORDONEZ
JENIFFER SALETE SANTANA
MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
TOLEDO
2013
ANDRÉ HENRIQUE DE ASSIS
BRUNA KAPPES
CLAUDEMIR FRANCISCO WENZEL
GABRIEL SIMICH ORDONEZ
JENIFFER SALETE SANTANA
MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
Relatório de Pesquisa apresentado ao Curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientador: Prof. Simoni Cristina Saling
Toledo
2013
1 INTRODUÇÃO
A pesagem é uma das mais importantes operações nos laboratórios de Química. Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas, utilizando-se balanças. Balanças não são sensíveis apenas a vibrações, mas reagem também a oscilações rápidas de temperatura e as correntes de ar. Por estes motivos, na instalação das mesmas devem ser evitados locais com incidência de sol e correntes de ar, assim como mesas ou bancadas que sofram trepidações facilmente.
A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados obtidos devem ser expressos em metro cúbico ou em unidades submúltiplos, normalmente as mais usadas são o mililitro, ou centímetro cúbico, e o litro, ou decímetro cúbico.
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
Todas as generalizações e leis científicas são baseadas na regularidade derivada de observações experimentais. Portanto é necessário para qualquer cientista levar em