Medidas de grandezas físicas e elétricas
Nosso experimento consiste em se fazer medições de comprimento, largura e altura de um objeto previamente indicado, utilizando diferentes ferramentas de medição; e assim, através de comparativos, observarmos se houve ou não diferença nos resultados obtidos.
Faremos também medições de grandezas elétricas, como corrente e voltagem, observados através de amperímetro e voltímetro.
1. INTRODUÇÃO
Neste presente texto, descreverei alguns experimentos de Física executados em nosso laboratório, no Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, Campus – Cicuta; onde objetivamos observar medições de grandezas físicas e elétricas com o auxílio de instrumentos de precisão.
Nas ciências experimentais estamos envolvidos com análises de resultados de medições, em geral expressos em números que devemos ter claramente definidos, para interpretá-los corretamente. Esses números estão associados às grandezas físicas que queremos medir.
Para se fazer uma rápida análise, podemos usar como exemplo uma régua graduada e com ela medirmos o comprimento de um objeto qualquer. Ao se alocar a regra com seu marco zero em uma das extremidades do objeto e posicionar o extremo oposto do mesmo objeto ao longo da régua, poderemos muita das vezes observarmos que a medida não coincide exatamente com esta graduação. Neste caso, é comum dizermos que tal objeto tem “aproximadamente uma medida “x”. Isso certamente nos proporcionará erros de medição que, dependendo do caso, pode ou não ser importante. Para diminuirmos estes erros, utilizamos instrumentos mais precisos e com escalas menores. Devemos observar também que todo instrumento de medição possui um “percentual de incerteza”; o qual deverá ser observado e considerado nos cálculos destas medições, o que nos proporcionar o que chamamos de “margem de erro”.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Ao adentrarmos ao Laboratório de Física fomos recebidos pelo Professor Mário G. Sinzato, que nos explicou sobre os procedimentos para o uso das