Grandezas físicas
Aluno: Raphael F. Porto
Série: 8ª, 9º ano
Professora: Natália Quintanilha
Matéria: Ciências
[pic]
SUMÁRIO
1- Classificação das Grandes Físicas
1.1- Grandezas Escalares
1.2- Grandezas Vetoriais
1.3- Grandezas Fundamentais
1.4- Grandezas Derivadas
2- Lista de Grandezas Físicas
3- SI
3.1- Unidades Básicas
3.2- Unidades Aceitas Pelo SI
3.3- Tabela Completa do SI
● Fonte
Grandezas Físicas
Em física, uma grandeza ou quantidade é o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo da natureza (no seu sentido mais amplo). E com mais características.
Uma grandeza descreve qualitativamente um conceito porque para cada noção diferente pode haver (pelo menos em princípio) uma grandeza diferente e vice-versa.
Uma grandeza descreve quantitativamente um conceito porque o exprime em forma de um binário de número e unidade.
Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade, aceleração.
Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida. Em resumo, grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numérico e a uma unidade. Exemplos: tempo, comprimento, aceleração, força, energia, trabalho, temperatura, pressão.
1- Classificação das Grandes Físicas
1.1- Grandezas Escalares
Grandezas escalares, como o tempo (por exemplo, 5 segundos),