Grandezas fisicas
Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade.
Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida.
Exemplos:
Aceleração;
Ângulo;
Área;
Atividade catalítica;
Atividade radioativa;
Calor específico.
3
Grandezas Escalares e Vetoriais
Algumas grandezas físicas exigem, para sua perfeita caracterização, apenas uma intensidade.
Essas grandezas são denominadas grandezas escalares. Assim, grandezas físicas, como massa, comprimento, tempo, temperatura, densidade e muitas outras, são classificadas como grandezas escalares.
Por outro lado, existem grandezas físicas que, para sua perfeita caracterização, exigem, além da intensidade, uma orientação espacial (direção e sentido).
Tais grandezas recebem o nome de grandezas vetoriais. Como por exemplo, de grandezas vetoriais, podemos citar: força, impulso, quantidade de movimento, velocidade, aceleração e muitas outras.
As intensidades das grandezas físicas podem estar relacionadas proporcionalmente de dois modos: A. Grandezas Diretamente Proporcionais. B. Grandezas Inversamente Proporcionais.
4 Vetores
As grandezas vetoriais são representadas por um ente matemático denominado vetor.
Um vetor reúne, e si, o módulo, representando o valor numérico ou intensidade da grandeza, e a direção e sentido, representando a orientação da grandeza.
É importante salientar que as diferenças entre direção e