Grandezas Físicas
Além disso, você compreende claramente que, ao analisarmos comprimento e temperatura de um objeto, estamos tratando de espécies de grandezas diferentes.
CONCEITO DE GRANDEZA
Não conseguimos definir grandeza, nem espécie de grandeza, porque são conceitos primitivos, quer dizer, termos não definidos, assim como são ponto, reta e plano na Geometria Elementar. É suficiente que tenhamos a idéia do que seja o comprimento, o tempo, o ponto, a reta, pois já os compreendemos sem a necessidade de uma formulação lingüística.
É através das grandezas físicas que nós medimos ou quantificamos as propriedades da matéria e da energia. Estas medidas podem ser feitas de duas maneiras distintas:
de maneira direta: quando medimos com uma régua o comprimento de algum objeto; quando medimos com um termômetro a temperatura do corpo humano; quando medimos com um cronômetro o tempo de queda de uma pedra. de maneira indireta: quando medimos, através de cálculos e instrumentos especiais, a distância da Terra ao Sol; quando medimos, através de cálculos e instrumentos especiais, a temperatura de uma estrela; quando medimos, através de cálculos, o tempo necessário para que a luz emitida pelo Sol chegue à Terra. UNIDADES DE MEDIDAS
Medir uma grandeza física significa compará-la com uma outra grandeza de mesma espécie tomada como padrão. Este padrão é o que chamamos de unidade de medida.
Muitas vezes, ao procedermos à medida de uma certa grandeza física, notamos que ela deve ser expressa por um número muito superior ou, dependendo do caso, muito inferior ao padrão ou unidade.
Para uma melhor apresentação e um fácil entendimento do resultado para todos foi elaborada uma forma , chamada de notação científica, onde um número N é representado de uma forma que, com o auxílio de uma potência de 10,