grandezas físicas
INTRODUÇÃO
Para um bom funcionamento de um vaso de pressão, de modo onde a segurança seja prioridade, alguns aspectos devem ser observados, como boa operação, inspeções de segurança periódicas, e um regular e confiável programa de manutenção, onde as intervenções são realizadas por profissionais qualificados para este fim, conforme determina a Norma Regulamentadora 13 (NR-13).
O operador de um vaso de pressão deve passar por treinamentos e reciclagens, estágio prático na caldeira que vai operar e principalmente ser orientado quanto a responsabilidade de sua função, pois nas suas mãos está um equipamento valioso, sendo que, um erro em sua operação pode acarretar na perda de vidas humanas, assim como o comprometimento da integridade física e patrimonial da empresa.
De acordo com a NR-13 (Norma Regulamentadora 13) do Ministério do Trabalho, Portaria 3214/79, alterada pela Portaria 23, de 27/12/1994 e republicada em 26/04/1995, o artigo 13.8.3 estabelece:
“A operação de unidades que possuam vasos de pressão de categorias “I” e “II”, deve ser efetuada por profissional com “Treinamento de Segrança na Operação de Unidades de Processo”, sendo que o não atendimento a esta exigência caracteriza condição de risco grave e iminente”.
O conjunto de apostilas apresentado para o treinamento foi elaborado de acordo com o programa oficial exigido pela NR-13 do MTb.
Esperamos que o mesmo sirva como fonte de consulta, não só para operadores, como também, para todo o pessoal envolvido na área, contribuindo assim para maior segurança, economia e aumento da vida útil do equipamento.
NOÇÕES DE GRANDEZAS FÍSICAS E UNIDADES
Pressão
Consideramos dois corpos quaisquer idênticos, apoiados sobre uma superfície horizontal, mas sobre faces de áreas diferentes:
Percebemos que, embora os corpos possuam o mesmo peso, F, exercem influência diferentes sobre a superfície horizontal, isto acontece devido à diferença entre as áreas de apoio