Uml caracteristicas e formas de usar
UML (Unified Modeling Language) é uma família de notações gráficas, apoiada por um metamodelo único, que ajuda na descrição e no projeto de sistemas de software, particu¬larmente daqueles construídos utilizando o estilo orientado a objetos (OO).
A UML é um padrão relativamente aberto, controlado pelo OMG (Object Mana¬gement Group), um consórcio aberto de empresas. O OMG foi formado para estabele¬cer padrões que suportassem interoperabilidade, especificamente a de sistemas orienta¬dos a objetos. Talvez, o OMG seja mais conhecido pelos padrões CORBA (Common Object Request Broker Architecture).
A UML nasceu da unificação das muitas linguagens gráficas de modelagem orien¬tadas a objetos que floresceram no final dos anos oitenta, início dos noventa. Desde sua aparição, em 1997, ela fez convque essa torre de Babel fosse resolvida. Trata-se de um serviço pelo qual eu e muitos outros desenvolvedores estamos profundamente agradecidos.
MANEIRAS DE USAR A UML
No centro do papel da UML no desenvolvimento de software estão as diferentes manei¬ras pelas quais as pessoas querem utilizá-la, diferenças que sobraram de outras linguagens gráficas de modelagem. Essas diferenças levam a argumentos longos e difíceis sobre como a UML deve ser utilizada.
Para desemaranhar isso, Steve Mellor e eu propusemos, de forma independente, uma caracterização dos três modos pelos quais as pessoas utilizam a UML: esboço, pro-jeto e linguagem de programação. De longe, o mais comum dos três, pelo menos de acordo com minha opinião tendenciosa, é utilizar a UML como esboço.
Nessa utiliza¬ção, os desenvolvedores usam a UML para ajudar a transmitir alguns aspectos de um sistema. Assim como no caso de projetos, você pode utilizar esboços no desenvolvimen¬to* e na engenharia reversa. No desenvolvimento, desenha-se um diagrama UML antes de se escrever o código, enquanto a engenharia reversa constrói um diagrama UML a partir de um código já existente, para ajudar em seu