Medicina
Navarini V, Hirdes A
A FAMÍLIA DO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL:
IDENTIFICANDO RECURSOS ADAPTATIVOS1
THE FAMILY OF A PERSON SUFFERING FROM A MENTAL DISORDER: IDENTIFYING
ADAPTIVE RESOURCES
LA FAMILIA DEL PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL: IDENTIFICANDO RECURSOS
ADAPTATIVOS
Vanessa Navarini2, Alice Hirdes3
Trabalho apresentado como requisito à obtenção do título de Enfermeiro na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim, em 2005.
2
Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial - I Regional Novos Horizontes de Jacutinga. Rio Grande do Sul, Brasil.
3
Mestre em Assistência de Enfermagem. Docente da Universidade Luterana do Brasil – Campus Gravataí. Orientadora do estudo. Rio Grande do Sul, Brasil.
1
PALAVRAS-CHAVE: Saúde RESUMO: Este estudo teve como objetivo compreender o significado de vivenciar a doença mental na mental. Adaptação psicológi- família com vistas a identificar os recursos adaptativos da mesma. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um Centro de Atenção Psicossocial do interior ca. Família. do Estado do Rio Grande do Sul. A amostra do estudo constituiu-se de 10 familiares do cotidiano de portadores de transtorno mental. Os resultados apontam as dificuldades de manejo da família em situações de crise, a culpa pela doença; a solidão e o desamparo, quando do aparecimento dos primeiros sintomas; os sentimentos, como o medo, a tristeza, a vergonha e a raiva, assim como, o afeto e o cuidado presentes. Conclui-se que o suporte de informações para os familiares amenizaria o sentimento de culpa, diminuindo em grande parte o sofrimento dos familiares, assim como, a necessidade de a família ser co-partícipe do tratamento e da reabilitação.
KEYWORDS: Mental health. ABSTRACT: This study aimed to better understand what it means for a family to live with mental illness,
Adaptation, psychological. seeking to identify adaptive