Um trabalho de filosofia
Muitos de nós consideram os animais companheiros, amigos. No entanto, outros usam-nos das mais cruéis maneiras.
Circos; corridas e lutas de animais, tudo apenas para o entretenimento do Homem. Serão estes comportamentos morais? Se nos pusermos no lugar destes animais depressa perceberemos que não gostaríamos que o mesmo nos fosse feito. Ser maltratado de modo a participar numa atividade da qual não desejamos fazer parte está longe do desejo de qualquer humano, portanto, porque é que o fazem aos animais? A ganância, o desejo de dinheiro e poder, tudo isto leva a comportamentos que podem e devem ser vistos como crime.
Há muitos vídeos que circulam na internet e que revelam a crueldade a que o Homem chega.
Seria de esperar que, num ato de piedade, matassem os animais antes de lhes retirarem a pele (embora não considere o uso de pele de animal algo correto, penso que seria o mínimo a pedir). Isto não acontece, eles permanecem vivos durante todo o processo e são deixados a morrer até não aguentarem mais a dor e a perda de sangue.
Muitos também são usados para testar cosméticos, algo tão irrelevante e desnecessário que leva à questão: vale mesmo a pena cometer estes atos desumanos? Se me coubesse a mim responder a esta questão a minha resposta seria não, no entanto, esta cabe às empresas e ao governo, que parece não estar preocupado com o que acontece a estas inocentes criaturas, impedindo, através de leis, estas formas de agir.
Não são apenas nestas situações que os animais sofrem de maltrato. Muitos animais de estimação são mortos , feridos ou abandonados todos os anos.
Algumas pessoas compram cães, por exemplo, pensando que estes nunca irão crescer ou envelhecer. Vendo que isto apenas se trata de uma ilusão, decidem abandoná-lo ou matá-lo. Quantas vezes já assisti a estes atos. Animais a serem atirados por janelas de um carro em movimento ou a serem afogados num rio.
O Homem sempre se considerou um ser