Medicina
Atualmente esta área utiliza-se de conhecimentos de diversas ciências, dentre elas: química, física, biologia, antropologia e epidemiologia. Várias áreas estão coligadas à saúde, pois a medicina almeja a saúde através de estudos de caso, diagnósticos e tratamentos das várias patologias. Em geral, a medicina abrange a clínica médica, pediatria, cirurgia, ginecologia, obstetrícia e saúde pública.
O curso de Medicina dura aproximadamente 7 anos, entretanto, após se formar o médico precisa fazer uma especialização ou uma residência médica que dependerá da especialidade e subespecialidade que ele optar. Para ingressar na residência médica, o médico precisa ser aprovado e convocado em um concurso.
A Medicina é uma ciência e também uma área de aplicação desse conhecimento científico, haja vista que existem as profissões médicas. Dentro desta área, destaca-se a odontologia que já é um curso independente, no Brasil e em Portugal. Esta área do conhecimento é baseada em evidências, pois é uma tentativa de unir a ciência e a prática por meio do método científico que através de técnicas e pesquisas almeja o melhor tratamento para as patologias diagnosticadas.
Há muitas áreas relacionadas à ciência médica (ciência da saúde), a saber: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, biomedicina, educação física, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, bioengenharia etc.
Nos últimos anos da Faculdade de Medicina, o médico realiza internato hospitalar em várias áreas, dentre elas: clínica médica, cirurgia geral, pediatria e ginecologia e obstetrícia. Algumas instituições de ensino já incluíram a obrigatoriedade do internato em saúde pública, com estágios em medicina preventiva e social, e medicina familiar e comunitária.
Por: Miriã