Analise do segmento do mercado
- Surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova.
- Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes.
- Os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira.
- Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
- Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock, soul e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a do música pop e do Samba.
- Tem como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da década de 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Samba reggae.
Samba
- Após a abolição da escravatura, formaram-se no Rio de Janeiro bairros que foram chamados de pequena África, constituídos por ex-escravos migrados da Bahia. Nestes núcleos, as tias, que eram mães de santo, faziam seus rituais, eram festeiras e as pessoas se juntavam em suas casas para festejarem e se ajudarem. Estas festas eram feitas as escondidas, pois precisava de autorização da polícia para que elas acontecessem.
- O choro era um tipo de música respeitado, e então se fazia o choro na sala da frente da casa, e no fundo do quintal, às escondidas, o ritual religioso e o samba. A casa da Tia Ciata é considerada o berço do samba onde aconteciam festas, regadas com umbigadas e samba de roda.
- As principais características do samba é que eram criações coletivas, amaxixados, sem muita conexão entre um verso, em compasso binário e ritmo sincopado, com designação de samba. - Com o passar do tempo o samba começa a ter um trânsito entre a cidade e o morro, se formando e se mesclando.
- O primeiro