Resenha
O treinamento de Pessoal têm se revestido de crescente importância na atualidade, devido às rápidas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais. Entre os propósitos mais tradicionais do treinamento estão aqueles relacionados à identificação e à superação de deficiências no desempenho de empregados, à preparação dos mesmos para novas funções e ao retreinamento para adaptação da mão-de-obra à introdução de novas tecnologias no trabalho.
O treinamento passa prioritariamente pela maneira como se dá a relação entre gestores e colaboradores. Significa dizer que o treinamento deve refletir positivamente tanto nas atividades operacionais quanto nos benefícios.
Assim, o gestor deve ostentar firmeza e saber lidar com as diversidades de modo que possa contribuir para manter o colaborador motivado e a colocar em prática aquilo que aprendeu. O treinamento por si só não traz resultados. A direção da empresa deve manter certa coerência na relação entre os subordinados para não minar forças contrárias advindas do treinamento.
O comprometimento dos colaboradores para praticarem algo novo, adquirido em um treinamento, passa necessariamente pelo também comprometimento dos gestores em cumprir as regras legais e gerar benefícios. E estes devem estar em linha de frente, dando exemplos e compartilhando as dificuldades com os colaboradores.
No ambiente administrativo as organizações precisam mensurar atividades que lhe proporcionem dados sobre sua evolução, como as pessoas correspondentes ao principal recurso estratégico de qualquer segmento. O treinamento desses recursos é capaz de gerar impactos diretos nas organizações.
O investimento constante em treinamento de pessoal passa a ser um ponto crucial para as empresas na atualidade, pois as profundas mudanças socioculturais, políticas, tecnológicas e econômicas que caracterizam o cenário atual das organizações, exigem qualificação da mão-de-obra para dominar tecnologias sofisticadas e atuar em ambiente competitivo. Mais