Medicina e Segurança no Trabalho
Breve Histórico
Até o inicio da Revolução Industrial existem poucos relatos sobre acidentes e doenças provenientes do trabalho, pois nesse período, predominava o trabalho escravo e manual. Com o advento da maquina a vapor, a produtividade aumentou e o trabalhador passou a viver em um ambiente de trabalho agressivo, ocasionando por diversos fatores, entre eles, a força motriz, a divisão de tarefas e a concentração de varias pessoas em um mesmo estabelecimento. Nesse contexto, os riscos de acidentes e doenças originadas do trabalho começaram a surgir com rapidez.
As condições de trabalho precárias somadas ás jornadas de trabalho excessivas provocaram reações por parte do proletariado, desencadeando vários movimentos sociais que influenciaram os políticos e legisladores a introduzir medidas legais. Assim, em 1833, o parlamento inglês decretou a "lei das fabricas", que proibia o trabalho noturno aos menores de 18 anos e limitava a jornada de trabalho em 12 horas por dia em 69 semanais.
As primeiras leis de acidente do trabalho surgiram na Alemanha, em 1884, estendendo-se logo a vários países da Europa, até chegar ao Brasil por meio do decreto Legislativo n.3.724, de 15.1.1919.
Com a Criação da OIT (organização Internacional do Trabalho) pelo tratado de Versailles, as normas sobre proteção á saúde e integridade física do trabalhador ganharam força, contribuindo bastante na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Índice
Segurança do Trabalho ....................................................................................................4
Medicina do Trabalho (Suas Origens e Campo de Atuação)..................................................5
Higiene Ocupacional..........................................................................................................6
Equipamento de Proteção Individual (EPI)........................................................................7
Obrigações Quanto ao