MEDICINA OCUPACIONAL
Não existe ABSOLUTAMENTE nenhuma taxa de adesão ao TrabalhosFeitos.com. Nós apenas solicitamos que você doe um trabalho para o site. Por favor, preeencha o formulário abaixo para se tornar membro do site. Sua assinatura será ativada imediatamente.
1. Dados PessoaisBiossegurança em Biotérios de Criação e Experimentação Animal
Kátia Teixeira dos Reis – Biotério de Experimentação Animal do CPqRR
“Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção; minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.”
Há uma grande complexidade em relação às maneiras seguras no manejo com os animais, pois existe a possibilidade de riscos, tanto para o homem quanto para o animal.
Animais de laboratório representam um risco para quem os maneja, independentemente de estarem ou não infectados, pois podem carrear agentes patogênicos, inclusive zoonóticos. Todas as pessoas que estão envolvidas no trabalho com estes animais devem ter consciência deste risco.
Atualmente são conhecidas mais de duzentas Zoonoses.
Zoonoses são infecções transmitidas naturalmente entre animais vertebrados e o homem por agentes biológicos patogênicos. Os animais devem ser considerados como fonte potencial de infecção, embora não apresentem sinais aparentes de doença.
Classificação dos Animais quanto ao Status Sanitário:
O manejo na criação e manutenção de animais de laboratório pode ser através de técnicas que resultarão em animais livres de qualquer forma de vida associada (Vírus, Bactérias, Fungos, Protozoários, Helmintos, etc). De acordo com o status sanitário que apresentam os animais de laboratório podem ser:
- Gnotobióticos → Possuem uma microbiota associada conhecida.
- Germ Free → Animais totalmente isentos de germes.
-