Medicina- esqueleto humano
Inclui sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
2- O esqueleto se divide em:
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
3- Os ossos são classificados em? Exemplifique cada um.
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em: Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise; entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur, úmero.
Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso.
Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos.
Planos ou Chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea.
Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.
4-Qual a classificação da musculatura do corpo humano ?
São classificados em “voluntários” e “involuntários”, sendo que os primeiros, como o próprio nome já diz, se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto. Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias, o que lhes concedem o nome de “músculos estriados”.
Os músculos involuntários são comandados pelo sistema nervoso vegetativo e não sofrem qualquer controle por parte do indivíduo. Formam as paredes das vísceras, aparelho