medicações
MEDICAÇÕES
ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS)
O Ácido Acetilsalicílico é um remédio analgésico e anti-inflamatório, conhecido comercialmente como Aspirina. Este medicamento pode ser também usado como antitérmico e antiplaquetário.
Existem vários laboratórios que vendem Ácido Acetilsalicílico como Ems ou Ducto. Outros medicamentos com o mesmo efeito que a Aspirina são o Bufferin, Somalgin, AAS com versão infantil, Alidor, Tromalyt ou Melhoral.
Indicações do Ácido Acetilsalicílico
O Ácido Acetilsalicílico é indicado como analgésico e antipirético nos casos de dor de cabeça, nevralgias, pós-operatórios, entorses, distensões e contusões, cólicas menstruais, dores de dente, resfriados e diversos estados febris. Como anti-inflamatório na artrite reumática, osteoartrites, entre outras inflamações. É usado também para tratar a agregação plaquetária.
Modo de uso do Ácido Acetilsalicílico
O modo de uso do Ácido Acetilsalicílico pode ser:
Comprimidos de 500 mg:
Adultos: 1 a 2 comprimidos de 500 mg a cada 4 a 8 horas não excedendo 8 comprimidos de 500 mg por dia.
A partir de 12 anos: 1 comprimido de 500 mg; se necessário, até 3 vezes por dia a cada 4 a 8 horas.
Comprimidos de 100 mg:
Crianças de 6 meses a 1 ano: 1/2 a 1 comprimido de 100 mg;
1 a 3 anos: 1 comprimido de 100 mg;
4 a 6 anos: 2 comprimidos de 100 mg;
7 a 9 anos: 3 comprimidos de 100 mg;
Acima de 9 anos: 4 comprimidos de 100 mg.
Tomar preferencialmente após as refeições.
Efeitos colaterais do Ácido Acetilsalicílico
Os efeitos colaterais do Ácido Acetilsalicílico podem ser náusea, vômitos, dor no estômago, úlcera péptica, azia, insuficiência renal, dor de cabeça, zumbidos e Síndrome de Reye.
Contraindicações do Ácido Acetilsalicílico
O Ácido Acetilsalicílico é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, durante a gravidez e amamentação e em casos de febre de origem viríca em crianças e adolescentes. Não deve ser usada em