Showbol
Showbol, também conhecido como Indoor Soccer na América do Norte, tem semelhanças com o futebol society. É jogado numa quadra de, aproximadamente, 42 x 22 metros com gramado sintético, com dois tempos de 25 minutos. Durante o jogo as substituições são ilimitadas, e tem a particularidade que a bola se mantém em jogo de forma quase permanente, devido à parede de acrílico transparente que cerca o campo.
O esporte possui ligas profissionais no Canadá, na Espanha, no Brasil, nos Estados Unidos
Foi criado em 1969 pelo ex-jogador de de campo húngaro Joe Martin, que atuou pelo Ferencváros e pela seleção húngara.
No final de sua carreira, Joe foi jogar em Toronto, Canadá e devido às baixas temperaturas do inverno canadense, Martin criou um esporte com as regras do futebol, mas jogado em quadras de futebol de salão. E mais, acrescentou um elemento que dá mais dinâmica às partidas: a tabela.
Em 1970 o showbol foi para o Brasil, levado por Francisco Monteiro, e também para a Europa, com amistosos de exibição.
É o esporte mais praticado nas Plataformas de Vermelho 1, Vermelho 2 e Vermelho 3 da Petrobrás na Bacia de Campos desde sua fundação aos dias atuais, dada ao limites impostos a quadra dessas plataformas, o showbol acaba sendo uma das poucas opções de lazer a bordo sendo praticado de maneira empírica desde a fundação das plataformas, só mais tarde com a popularização e divulgação do esporte via TV no Brasil é que se constatou que o que se praticava ali naquelas plataformas era o Showbol.
Regras:
Campo: Retangular com comprimento mínimo de 42 m e máximo de 44 m, largura mínima de 22 m e máxima de 24 m. A quadra é feita obrigatoriamente com grama sintética, e deve ter linhas que definam a área, o meio da quadra e a marca de pênalti.
Bola: deve ter entre 68 e 79 cm de circunferência e entre 410 e 450 gramas. É a mesma bola do futebol de campo.
Jogadores: Os dois times devem contar em campo com 6 jogadores, sendo 5 na linha e 1 goleiro. As