medicao de volume
LIC. Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Relatório Sobre a Prática de Medição de Volume
Turma; C1
Participantes do grupo;
Docente; Catarina Gameiro
Índice
Introdução
Procedimentos Laboratoriais
Resultados e Discussões Conclusão
Objetivo
Controlo da variação do volume, utilizando diferentes materiais de medição de volumes.
Introdução
Características dos materiais utilizados.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar.
Para se medir líquidos são empregados diferentes recipientes, tais como Provetas Béquers,Erlemeyer, etc
Goblet ou Béquer ( Becker ). Béquer é um tipo de recipiente muito visto em laboratorio, sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. O mais comumente encontrado em laboratórios são os béqueres feitos de vidro borisilicato, pois estes são mais resistentes ao calor (podem ser aquecidos) e a maioria dos produtos químicos. Estes recipientes possuem como característica formato cilíndrico, fundo plano e um bico presente na borda superior, utilizado para despejar os líquidos, essas marcas não são destinadas a obter uma medida precisa do volume, mas sim indicar um volume aproximado.
Proveta
Proveta é um material utilizado para medição menos rigorosa de volumes líquidos, elas podem ser de vidro ou de plástico, é um material impreciso pelo facto de sobrar sempre um pouco de água