Medição de volumes
1
ÍNDICE
Introdução
02
Fundamentação teórica
03
Objetivos
04
Material utilizado
05
Metodologia
06
Resultados e discursões
07
Referencias
08
Anexos
2
INTRODUÇÃO
O grupo realizou medições aproximadas e precisas de volume, utilizando diversos instrumentos.
3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A medição de volumes de volumes aproximada no laboratório são efetuados em béquer e erlenmeyer, as medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando instrumentos volumétricos como a proveta graduada, pipeta graduada, pipeta volumétrica e bureta.
4
OBJETIVOS
O experimento tem o objetivo de aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis, para determinação de volumes e obter medidas de volumes aproximadas e precisas.
5
MATERIAL UTILIZADO
Béquer
Elernmeyer
Proveta graduada
Água
Pipeta volumétrica
Pipeta graduada
Tubos de ensaio
Bureta
6
METODOLOGIA
Inicialmente medimos 50ml de H2O em um béquer, depois transferimos o volume de água para o Elernmeyer e verificamos a medida na escala, e em seguida transferimos os 50ml de H2O do Elernmeyer para a proveta verificando a medida na escala. Pipetamos 10ml de H2O com o auxílio da pipeta volumétrica, logo transferimos para a proveta e observamos a medida.
Pipetamos com uma pipeta graduada 1ml, 2,7ml, 3,8ml, 4,5ml e 5ml e transferimos para os tubos de ensaio.
Enchemos uma bureta com H2O acertamos o manuseio e transferimos o volume para uma proveta de 50ml e verificamos os volumes obtidos na proveta.
7
RESULTADOS E DISCURSÕES
Na realização dos experimentos, observamos diversos instrumentos para verificar volumes precisos e aproximados. Durantes os procedimentos, constatamos as diferenças nos resultados obtidos e a existência de vidrarias que apresentam medidas aproximadas e precisas.
8
REFERENCIAS
COSTA, D. M.A. Equipamentos e vidrarias utilizados no laboratório de química.