Relatório sobre medição de volumes
Com a realização do experimento, aprendeu-se a calibrar os instrumentos de medição de volume a partir de duas vidrarias: a pipeta e o balão volumétrico, contando com o auxílio de dois béqueres, uma balança, uma pisseta e um termômetro. A partir desses instrumentos, pôde-se calcular a massa e a temperatura da água de ambas as vidrarias e, a partir desses valores, obteve-se o volume real que cada vidraria comporta.
2. Introdução
Em práticas laboratoriais é importante se saber a maneira correta de verificar o quanto determinados instrumentos são precisos. A calibração consiste no ato de aferir os valores reais das medidas contidas em instrumentos de medição a fim de se ter mais precisão nos procedimentos experimentais, através do uso da densidade e da massa da água como referência para determinar o volume real que o instrumento a ser calibrado contém.
3. Objetivo
Apresentar algumas técnicas de laboratório, calibração de vidrarias e saber escrever os resultados de medidas experimentais (uso de Algarismos Significativos).
4. Parte Experimental
4.1 Materiais: Os materiais utilizados nessa experiência (vidrarias e equipamentos) estão citados a seguir:
a) 1 Pipeta Graduada (10 ml)
b) 1 Balão Volumétrico (50 ml)
c) 2 Béqueres (ambos de 50 ml)
d) 1 Balança
e) 1 Termômetro digital
f) 1 Pisseta com água destilada
g) 1 Pêra de borracha
4.2 Métodos e Procedimento:
Após a explicação da professora, fomos por em prática o conhecimento recém adquirido. Inicialmente, a Pêra de borracha foi comprimida e acoplada a Pipeta Graduada ao invés da volumétrica indicada no roteiro da prática. Em seguida, a ponta da Pipeta foi colocada em um recipiente com água (a Pisseta destampada) para que, ao descomprimir a Pêra, a água fosse sugada para dentro da Pipeta até que o menisco fosse atingido, entretanto este não é o procedimento mais adequado, o correto seria transferir a água destilada da Pisseta para um Béquer e depois fazer a pipetagem.