Medicao De Massa Especifica
A experiência realizada teve o intuito de determinar a densidade relativa, coloração e odor de determinadas substâncias.
A determinação da massa específica de uma substância experimentalmente é muito simples, pois basta calcular a diferença de volume ocasionada quando esta estiver imersa em um líquido. O valor numérico da massa específica e da densidade, para que melhor se possa compreender, é como se determinasse o peso dessa substância. Se a sua massa específica for maior que a do líquido, cuja densidade é tomada como referência, a localização desta substância numa proveta, por exemplo, será abaixo do líquido; sendo menor a massa específica, esta ficará na superfície.
Define-se massa específica como sendo a massa por unidade de volume, a uma determinada temperatura expressa geralmente em gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou gramas por mililitro (g/ml), seus múltiplos e submúltiplos.
A massa específica da gasolina tipo C a 20°C não é especificada pela ANP e situa-se normalmente entre 0,7300 e 0,7700 g/ml.
Finalidade
Medir a massa específica da gasolina tipo C e comparar com os padrões exigidos pela agência reguladora Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Materiais Utilizados no Experimento
Proveta de 1000 ml;
Densímetros com escala 0,700-0,750 g/ml e 0,750-0,800 g/ml;
Termômetro (–10°C a 50ºC);
1000 ml de gasolina;
Procedimento Experimental
Em uma proveta de 1000 ml foi adicionado 900 ml de combustível (Gasolina Tipo C) e cuidadosamente introduzimos o densímetro evitando que o mesmo encostasse-se às laterais, aguardando a estabilidade do densímetro para assim realizar a leitura do mesmo.
Este procedimento foi realizado com mais três substâncias que foram: Diesel Comum, Biodiesel B5 e o Álcool Etílico Hidratado combustível.
Obteve-se o seguinte resultado:
Gasolina Tipo C
Densidade: 0,744
Aspecto (estado físico, forma e cor): Líquido límpido e amarelado (isento de materiais em suspensão).
Odor e limite de odor: