Fenomenos De Transporte
Bianca Souza1, Emerson Ramos2, Felipe Melo3, Lailla Batista4, Thais Laudares 5e Rodolfo Clepf6, Thúlio Leão7
Centro Universitário de Formiga – UNIFOR.
RESUMO
O objetivo do estudo foi a determinação do tipo de tratativas para o movimento de uma grandeza física de um ponto para outra do espaço e os tipos de instrumentação utilizados para a medição de fluídos e escoamento existentes, destacando as características e a forma de mensuração para cada propriedade.
Palavra-chave: fluídos, instrumentação, movimento, escoamento.
INTRODUÇÃO
Após a Revolução Industrial ocorrida entre os séculos XVIII e XIX, houve a necessidade do aperfeiçoamento da performance de produtividade da produção com o melhoramento do desempenho dos maquinários, tendo como o acompanhamento e a medição realizada dos fluidos e escoamentos nos processos industriais.
É muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados, não só para fins contábeis, como também para a verificação do rendimento do processo.
Assim, estão disponíveis no mercado diversas tecnologias de medição de vazão cada uma tendo sua aplicação mais adequada conforme as condições impostas pelo processo.
REFERENCIAL
Após os séculos XVIII e XIX, período que marca a Revolução Industrial, houve a necessidade de novas medições em componentes conhecidos como fluidos, que afetavam diretamente a performance da produtividade da produção.
Para Frank (2002), o fluido é toda matéria encontrada em dois estados, fluido e sólido. O solido pode resistir a uma tensão de cisalhamento por uma deformação estática e o fluido escoa e se deforma continuamente, enquanto a tensão de cisalhamento permanece aplicada.
Rodrigo (2004) menciona que os escoamentos ou fluxos dos fluidos estão sujeitos a determinadas condições gerais, princípios e leis da dinâmica e à teoria da turbulência.
Abaixo veremos os principais tipos de fluxos