fisica exp 1
Luiz Rocha Cordeiro
Mat: 2012.02.34590-5
VERIFICAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DE OBJETOS SÓLIDOS
RIO DE JANEIRO
SET/2013
Verificação da Massa específica de objetos sólidos
Luiz Rocha Cordeiro
Resumo
Experimento em laboratório, medições em três esferas e um objeto (paralelogramo). Para isso foram utilizadas uma balança e um paquímetro.
Introdução
Densidade: é a quantidade de massa em uma unidade de volume de uma determinada substância. Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a densidade e sólidos e líquidos é expressa em quilograma por metro cúbico - kg/m3. No entanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou gramas por mililitro (g/ml).
Densidade absoluta: é a propriedade específica, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. Para caracterizarmos uma substância por meio de sua densidade, realizamos o cálculo abaixo:
DENSIDADE = MASSA VOLUME
Para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume. A massa de um objeto pode ser medido facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando-se a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h).
Medição é o conjunto de operações com objetivo de determinar o valor de uma grandeza. Estas operações podem ser realizadas automaticamente.
Medir é um processo experimental pelo qual o valor momentâneo de uma grandeza física (grandeza a medir) é determinado como múltiplo e/ou uma fração de uma unidade, estabelecida por um padrão, e reconhecida internacionalmente.
Incerteza de Medição: parâmetro associado ao resultado da medição, que caracteriza a dispersão de valores que podem ser atribuídos ao mensurando.
A incerteza dessa densidade será