Apostila Experimental De Analitica
I. INTRODUÇÃO
A presente apostila é um simples roteiro de práticas, destinado a orientar os alunos nas aulas práticas da disciplina Química Analítica para Curso de Farmácia. E tem por objetivo ensinar conceitos analíticos, técnicas e métodos de análise, bem como proporcionar o conhecimento de materiais e equipamentos básicos de um laboratório usado para práticas de Química Analítica Qualitativa e Quantitativa.
Química Analítica - e a parte da química que estuda os princípios teóricos e práticos das analises químicas. Tem como objetivo prático a determinação da composição química de substancias puras ou de suas misturas.
Química Analítica Qualitativa - trata da determinação da natureza dos constituintes (elementos, grupo de elementos ou íons) que formam uma dada substancia ou mistura.
Química Analítica Quantitativa - trata da determinação das quantidades ou proporções dos constituintes, previamente identificados, numa dada substancia ou mistura.
Portanto, a análise qualitativa e a parte de química analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra, que pode ser de natureza mineral, vegetal ou animal. O procedimento para a identificação de uma espécie química consiste em provocar, na mesma, uma variação em suas propriedades, que possa ser facilmente observada e que corresponda com a constituição da dita substancia. O agente que promove a variação chama-se reagente, pois combina quimicamente com a substância que se deseja reconhecer.
Em síntese, na Química Analítica Qualitativa, a espécie (elemento ou íon) a ser determinada e tratada de maneira a se transformar num composto que possua certas propriedades que lhe são características.
• A transformação que se processa e denominada: REAÇÃO ANALÍTICA.
• A substancia que provoca a transformação e denominada: REAGENTE.
• A espécie a ser analisada e denominada: ANALITO
II. CLASSIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES EM PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS
1. Amostragem