Mediação e o Sistema Socioeducativo
A MEDIAÇÂO E O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
Flávia Gallo1
Glória Mosquéra2
RESUMO
Este trabalho busca apresentar o papel da mediação como possibilidade de nova significação das relações sociais, valorizando e encorajando a cooperação através da facilitação da comunicação. Desta forma, assinalamos a importância da introdução dos procedimentos da Mediação nos Departamentos Socioeducativo. Apresentamos os princípios fundamentais da Mediação, nossa experiência como mediadoras e nossa visão sobre a eficácia desse procedimento. A ideia não é ser pontual e adotar uma atitude assistencialista ou
autoritária,
mas
propor
considerações
sobre
ações
e
suas
consequências, com base em princípios de autonomia e equidade. A reflexão possibilita a mudança da lógica determinista, promovendo abertura para discussões capazes de desestabilizar as posições defendidas, possibilitando o surgimento de outras histórias.
ABSTRACT
This study aims to present the role of Mediation as a possibility for new meaning of social relationships, valuing and encouraging cooperation as a facilitator in the communication.
1
Especialista em Psicologia Jurídica UERJ; Psicóloga SEAP desde 1998; Mediadora do TJRJ; Integrante do Espaço
Rio Mediação. Formação em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise MF. Psicóloga UFMG. flaviafgallo@ig.com,br 2
Psicóloga, Terapeuta de Família, Mediadora, Docente da Pós graduação em Mediação na Faculdade Candido
Mendes, Instrutora de Mediação formada pelo CNJ, integrante da Comissão de Mediação da OAB RJ e
Integrante do painel de Mediadores do TJ RJ. gloriamm@ig.com.br
2
Thus, we stress the iumportance to introduce procedures of mediation in Socio
Departments. Also fundamental principles of mediationwich mediate our experience and our personal vision about the procedure's efficacy.
The idea is not to be ponctual and to adopt a paternalistic attitude or authoriative but to
propose