Estágio
O relatório ora apresentado se propõe em analisar a atuação do serviço social no campo sócio ocupacional. Por muitos anos trabalho profissional do Serviço Social foi exaustivamente discutidas pela profissão, seja em espaços de formação acadêmica ou de organização da categoria. Essa discussão está ligada ao fato de que a profissão historicamente tem sido chamada a intervenção na realidade, e na atual configuração da sociedade diversos são os setores que se constituem campo de trabalho para o assistente social. No atendimento sócio educativo, tem um papel fundamental, no que diz respeito aos direitos e principalmente na orientação na medida de internação.
Este escrito é o resultado da minha vivência, como estágio em Serviço Social, no período de quase três meses, realizado na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Juiz de Melo Matos CASE-Feira no âmbito da Assistência junto a iniciativas de atendimento socioeducativo em internação a adolescentes autores de ato infracional geridos por Governos locais.
Tal experiência me proporcionou um conhecimento acerca do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) e a partir daí conhecer o papel do Assistente Social no atendimento sócio educativo aos adolescentes que cumprem a medida de internação, identificar suas especificidades, a assistência prestada aos adolescentes, os recursos humanos, no mais, ainda foi observado à mediação¹ da assistente social realizada através de trabalhos com os usuários e com a própria instituição e claro, a elaboração dos relatórios através do estudo de casos dos adolescentes. Simultaneamente à supervisão de campo foi proporcionada supervisões acadêmicas nas quais foram realizadas discussões e diversas problematizações sobre o referido campo de estágio. Tratou-se também da importância da dimensão investigativa na atuação profissional e a das realizações de pesquisas, visto a necessidade de conhecer não apenas a singularidade de uma dada realidade, a sua universalidade.